domingo, 11 de setembro de 2016

Precisamos Falar Sobre Suicídio!

           Oi galera, tudo bem? No post de hoje eu vim falar sobre um assunto que infelizmente ainda é um tabu na sociedade, o suicídio. Infelizmente o suicídio é um mal que vem atingindo muitas pessoas e que os sinais muitas vezes não são notados ou são ignorados, só quem tem alguém próximo ou familiar que cometeu suicídio sabe como é difícil compreender essa decisão, muita dúvidas surgem: "mas por que ele não falou com alguém?" "por que não procurou ajuda?"; acontece que é muito difícil para alguém que está com a intenção de tirar a própria vida dividir isso com alguém porque ela sabe que as pessoas vão fazer de tudo para que ela não cometa o suicídio.
            
         
            O Setembro Amarelo

            Como alguns de vocês sabem Setembro Amarelo é o nome dado à campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio no mundo, é muito importante que isso seja falado em todas as mídias sociais para que mais pessoas saibam dessa campanha. É muito importante que também saibamos notar os sinais porque muitas vezes estamos conversando com um suicida e nem nos damos conta, então pergunte se a pessoa está bem, deixe ela confortável para que ela desabafe. Porém nem todo mundo está preparado para ouvir certos relatos pois o relato de alguém pode ser um gatilho para você, como um gatilho? Bom suponhamos que eu tenho um problema com dívidas e quero me matar porque não vou conseguir mais me sustentar e a pessoa que eu comento pensa: "Ah, eu também tenho muitas dívidas, então me matar é a solução!" Viram? Esse foi o gatilho.
              Mas então como vamos ajudar essas pessoas? Se você perceber que a pessoa precisa de ajuda e você não pode ajuda-la, peça para que ela ligue para o Centro de Valorização da Vida, o CVV, o número é 141, lá vão ter pessoas especializadas para ajudar, vocês podem procurar algum CRAS, CAPS, creio que tenha em todo o país. Para as pessoas aqui de Brasília, na universidade que eu estudo tem atendimento psicológico grátis para pessoas a partir dos 3 anos, o endereço é: 913 sul, Bloco 3 (Clinicas Integradas) - telefone: 2192-7092 no Plano Piloto, no UniC|EUB : SCS Qd. 1 Bloco A - Ed. Umião: Psicologia - RS5,00, a sessão - 3º andar, tel: 3966-1626.
            Para saber mais sobre o Setembro Amarelo é só clicar aqui e nesse outro link é uma matéria bem interessante sobre os mitos e verdades sobre o suicídio.
             Então galera esse foi o post de hoje e eu espero que tenha servido para alertar e conscientizar para esse mal que atinge tantas pessoas, ajudem, conversem, porque quem comete suicídio quer matar o problema e não ela mesma.
              Um beijo e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Template Free por Cantinho do Blog.Quer um template personalizado para o seu blog? Clique Aqui »